Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Programa Goiânia Sempre Rosa é lançado pela gestão Rogério Cruz

Ação que era realizada sempre no mês de outubro integra o programa de governo e passa a ser realizada durante todo o ano

Por Redação, Mauro Júnio, da editoria de Saúde em 02/10/2021 às 18:58:27

Dando início aos trabalhos de lançamento do tradicional Outubro Rosa, a Prefeitura de Goiânia decidiu inovar e passou a integrar as ações deste mês, que é dedicado a conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, como programa de governo e a medida passa a valer partir desta sexta-feira (1º de outubro) e será realizado durante todo o ano. Trata-se do Programa Goiânia Sempre Rosa, que tem a primeira-dama da capital, Thelma Cruz, como embaixadora e idealizadora.

Serão várias atividades durante o mês de outubro, mas o programa terá continuidade para espalhar o conhecimento e reduzir o número de mortes por câncer de mama na capital. Durante o lançamento, que ocorreu na Casa de Vidro, o prefeito Rogério Cruz comentou sobre a sua atuação na área social e que ao assumir a gestão municipal pretende ampliar ainda mais esse trabalho. "Estamos conseguindo, mas queremos mais. Por isso que quando tomamos conhecimento desse programa não pensamos duas vezes em colocar em prática", comentou.

"Tenho comigo que quando alguém quer fazer algo pelo outro, essa pessoa faz. E sempre foi assim que a Thelma e eu atuamos, cuidando das pessoas e claro que aqui na Prefeitura de Goiânia não seria diferente. Nós abraçamos esse programa e vamos fazer o possível para que ele atinja o maior número de mulheres de Goiânia e possa mudar as vidas dessas mulheres ao serem diagnosticadas com essa terrível doença", pontuou o prefeito emocionado, ao citar a batalha de sua mãe que venceu o câncer de mama.

Embaixadora do Programa Goiânia Sempre Rosa, a primeira-dama Thelma Cruz disse que sempre se preocupou com a sua atuação enquanto primeira-dama, mas que sabia não poder deixar de lado o social e cuidar das pessoas. "Rogério e eu sempre ajudamos pessoas diagnosticadas com câncer e quando tomamos conhecimento desse programa e tivemos a grata informação que poderia se tornar programa de governo, fiquei muito feliz e quero trabalhar muito em prol dessas mulheres", afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, revelou que esse é um programa permanente do governo municipal de prevenção ao câncer de mama. "Vamos criar a "linha rosa", que leva a mulher desde a consulta, aos exames, biópsias, diagnóstico até às intervenções, caso seja necessário", citou o secretário, ao acrescentar que essa é mais uma oportunidade de transformar o atendimento às mulheres de Goiânia.

A médica mastologista da SMS Rosemar Macedo contou que essa é uma ação inédita em Goiânia e que a maneira como é desenvolvida somente ocorre em São Paulo. "Goiânia agora se soma a maior cidade do País e ampliará e facilitará o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Estou muito feliz por está tendo a oportunidade de colocar em prática essa ação que vai salvar muitas vidas e prevenir muitas consequências ruins ao tratar essa doença que ao contrário do que muitos pensam, tem cura e basta ter oportunidade do tratamento adequado e preventivo", conclui.

O programa

O Goiânia Sempre Rosa prevê atividades dentro da Rede de Atenção à Saúde durante todo o ano, além das ações do Outubro Rosa e visa qualificar os profissionais quanto à saúde mamária das mulheres do município em todos os níveis de atenção da rede, sendo a primária, secundária e a terciária, mas com foco nas duas primeiras para aprimorar os protocolos e fluxos das pacientes, bem como a otimização do tempo de realização de mamografias e ultrassonografias da mama e dentre outras ações.



Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários