Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Três Ranchos: Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo e Circuito Goiano premiam alunos através do projeto Peixe vivo

Após palestras e atividades educacionais sobre consciência ambiental, os alunos do 3°, 4° e 5° ano participaram de um concurso de desenhos

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Carlos Duarte em 02/03/2024 às 10:02:17

Na manhã desta sexta-feira (1° de março), foi finalizada mais uma etapa do Projeto "Peixe Bom é Peixe Vivo" que acontece através da parceria da Prefeitura de Três Ranchos via Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo e o Circuito Goiano de Pesca Esportiva, com as crianças da rede municipal das turmas do 3°, 4° e 5° ano, do ensino fundamental, da Escola Municipal Santa Rita de Cássia.

A secretária de Educação, Professora Andrea Carrijo em sua fala destacou sua paixão pela pesca, onde usou sua história para mostrar pontos ocorridos no passado e alertar as crianças para que não ocorram no presente: "Conscientizar nossas crianças é muito importante. Aqui começa a semente do cuidar. Eu amo pescar, porque sou filha de pescador. Mas quando era criança, a gente pescava e levava o peixe para casa. Hoje, a gente já sabe que, peixe bom é peixe vivo! E dizer que, o mais importante não é levar a varinha de pescar pra casa, os seis desenhos escolhidos, mas sim, todo o conhecimento que vocês adquiriram e vão levar para a vida!".


As palestras foram ministradas pela secretária de Meio Ambiente Clícia Feitosa e sua equipe junto a equipe do Circuito Goiano. Ela apresentou para os pequenos o desejo que sejam propagadores do aprendizado adquirido durante o projeto e também em todo o conteúdo trabalhado em momentos na instituição sobre a consciência ambiental: "Esse é um projeto de grandes parcerias da Prefeitura através das secretarias de : Educação, Meio Ambiente e Turismo junto a equipe do Circuito Goiano de Pesca Esportiva que já acontece há quatro anos. E o objetivo é que vocês sejam nossos maiores multiplicadores e passem tudo que aprenderam sobre cuidar do nosso lago não descartando resíduos, o lixo no lago e também sobre a importância de preservar nossas matrizes, respeitar a piracema, a cota zero, para que o nosso lago sempre tenha muitos peixes!".


O vice-prefeito Haroldinho Calaça Coelho (UB), interagiu com os alunos falando sobre a alegria em pescar sem ter que matar o peixe, destacando que há alternativas para o consumo de peixe, sem prejudicar os exemplares do Lago Azul:


"Primeiro quero parabenizar todos vocês pelos lindos trabalhos realizados por todos. E aqui, todos já são vencedores pelos lindos desenhos que demostram o conhecimento de todos vocês. E dizer que levem esse conhecimento para suas casas seus vizinhos e por onde passem , digam que para termos a alegria de pescar é preciso conscientização de todos. Por isso parabenizar todos os envolvidos: nossos secretários, Circuito Goiano e todos os funcionários da escola, a nossa secretária Andreia que tem feito um trabalho diferenciado, diretores e, em especial os professores que estão sempre tão comprometidos em levar conhecimento as nossas crianças!".


Como de grande relevância, em todos os pontos da realização do evento é como define o prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa (UB), em relação ao Circuito Goiano, destacando também o trabalho de conscientização ambiental que margeia o evento:

"A pesca esportiva cresceu demais no nosso estado e na nossa cidade. Três Ranchos se tornou a capital goiana da pesca esportiva e a nossa cidade ganha muito com isso, ganha com a movimentação do comércio, alugueis de casas, posto de gasolina, oportunidades de geração de renda através também dos profissionais, como os guias de pesca entre outros. E é importante ressaltar que não se trata apenas de um evento de pesca, há também todos um trabalho de conscientização ambiental que é feito com todos os participantes, seja através da limpeza do lago, mas também com nossas crianças, através do projeto "Peixe Vivo" que visa criar essa conscientização com os nossos pequenos, porque eles são grandes e importantes multiplicadores em casa e dessa forma contribuem com o presente e o futuro do nosso meio ambiente!".


Seis desenhos foram escolhidos pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e ganharam cada um dos pequenos artista um vara de pescar, mas todos os alunos que participaram ganharam um boné e chocolates, como reconhecimento pelo ótimo trabalho feito por todos!

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários