No Programa Cultura em Foco, da Rádio Cultura, o vereador de Catalão, Arcilon Sousa Filho (MDB) falou sobre a decisão que obrigou a Prefeitura de Catalão a dar publicidade aos gastos com comunicação. Apesar de divulgar os valores totais (R$ 3 milhões de reais), não houve o detalhamento dos pagamentos.
Na entrevista, Sousa falou da ameaça que recebeu, por ligação, de um blogueiro ligado a prefeitura de Catalão. As tentativas de silenciamento começaram depois que o parlamentar interveio junto ao judiciário para que a prefeitura divulgasse os gastos com comunicação.
Em fevereiro, Sousa chegou a fazer um requerimento na Câmara de Vereadores para que os gastos fossem divulgados, porém, sem resposta, o parlamentar impetrou um mandato de segurança na justiça, obtendo uma decisão favorável sobre a divulgação dos gastos.
"Depois disso, do atraso em atender o requerimento, decidimos entrar na justiça pedindo as informações, e a decisão - não poderia ser diferente - do Dr. Marcos VinÃcius, foi favorável, de que a prefeitura devia nos fornecer os valores, e nos forneceram parcialmente o que nós pedimos. Na verdade, nem parcialmente foi, o que foi fornecido aqui nós temos acesso no portal da transparência", explicou Sousa.
O vereador disse que os valores totais fornecidos pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Catalão não atendem a solicitação feita, e que vai entrar com uma nova ação na justiça para que seja feito o detalhamento.
"Nós pedimos o fatiamento do bolo, a fatia do bolo foi para quem? Nós queremos saber, uma rádio histórica como a rádio cultura, uma rádio imparcial, será que ela recebeu o mesmo valor que um blog que não tem audiência nenhuma porque o dono do blog é aliado do prefeito? Essa dúvida fica no ar, então nós queremos o fatiamento, porque não nos forneceu?", questionou Sousa.
Ameaças
Durante a participação no programa, o vereador ainda falou sobre a ameaça que recebeu no último domingo (19/7) de um dos blogueiros ligados ao prefeito Adib Elias.
Sousa contou que recebeu uma ligação em que o blogueiro dizia que, caso o vereador contestasse na justiça, o seu nome seria exibido entre os que recebem para prestar serviços de comunicação para a prefeitura. O professor conta ainda que o blogueiro lhe disse o seguinte: eu queria te dar um conselho, para você não fazer isso, porque nós vamos nos unir enquanto blogueiros ligados a prefeitura e vamos acabar com você.
Sem titubear, Sousa disse que não teme ameaças, pois cumpre seu papel de legislador fazendo a fiscalização do poder público. "Eu vim até aqui sem ter medo, então esse tipo de ameaça não vai me pegar. A pergunta é: porque que está querendo esconder? Será que se o blog for da administração, ele recebeu um tratamento diferente de uma emissora importante? Não estou acusando ninguém nem fazendo julgamento e nada, mas uma reflexão", declarou.
Recurso de contestação
O vereador também adiantou que a equipe jurÃdica já está providenciando a contestação da divulgação feita pela prefeitura.
"Nossos advogados estão protocolando já esse recurso, essa contestação, e junto da ameaça eu vou fazer uma representação no Ministério Público (MP) para que seja investigada essa relação. Eu espero que a verdade venha a tona", completou.