Por ficar na região entorno sul do Estado de Goiás, região apontada como zona vermelha de calamidade da saúde devido a pandemia da Covid-19, a cidade de Cristalina foi uma das notificadas pelo Ministério Público -MP sobre as recomendações a serem tomadas para atender a normativa da Secretaria de Saúde do Estado para o interrompimento por 14 dias de atividades econômicas, podendo ficar em funcionamento apenas atividades essenciais.
No entanto, o prefeito do município Daniel Sabino Vaz - Daniel do Sindicato (DEM) diz que a cidade, diferente de muitas da região tem o quadro controlado e não se encaixa na qualificação de calamidade. O jovem gestor colocou que imediatamente que levou as recomendações ao Comitê e ressaltou: "Assim que recebi a notificação, de pronto levei a nossa Comissão de Enfrentamento a Covid-19 que é coordenada pela nossa enfermeira Maria do Carmo e também pelo Dr. Luiz Otávio que é o nosso vice-prefeito. E uma reunião foi realizada no final da tarde da ultima quinta (18), para que uma posição fosse tomada sobre a recomendação do Ministério Público. E o nosso entendimento é que Cristalina não se encontra naquela linha vermelha de calamidade. Temos os nossos dados obtidos através do trabalho feito pelo nosso Comitê. Um trabalho de monitoramento que é muito bem feito, tecnicamente, por essa comissão. O fato de Cristalina estar na região do entorno Sul, nos colocou como calamidade, mas não procede com a realidade dos municípios que estão nesse quadro".
Daniel enfatizou que um extenso material técnico está sendo elaborado e será enviado como justificativa para o não acatamento do fechamento de instituições da cidade durante 14 dias, como foi sugerido pelo MP: "Estamos preparando uma nota da nossa Comissão Técnica para, em diálogo com o Ministério Público, apresentar esse estudo e propor ao Ministério Público ações de enfrentamento e controle a doença, mas não dessa forma, a promover o fechamento da nossa economia. Com essa nota técnica que nós vamos estar em mãos, na segunda-feira (22), vamos ter embasamentos para propor ações de combate a pandemia, mas visualizando a saúde e economia do nosso município".
Para que o município possa continuar com as atividades econômicas dentro da normalidade o prefeito po9ndera que serão tomadas medidas mais intensas para o controle da doença: "Vamos continuar com os trabalhos que a nossa comissão tem feito em Cristalina para que haja controle das contaminações, buscando as melhorias nesse enfrentamento e controle do avanço da doença. Estamos com uma vacinação em andamento e, se Deus quiser, em breve, nós vamos ter vacina para todos. Mas até então, nós precisamos do envolvimento de toda comunidade. A recomendação é para fechar por 14 dias, mas nós sabemos que isso é uma situação gravíssima, pois vai afetar a economia e assim os empregos, entre outros pontos. E temo que talvez, com isso, a crise econômica possa ser pior do que a crise de Saúde".
E finaliza chamando a responsabilidade também da população para que respeitem as orientações de biossegurança e, enfatiza sobre aglomerações e os alertas feitos pelo chefe do Estado em relação a falta de vagas para tratamento da doença, principalmente, para os casos graves: "É fundamental que ouçamos o alerta do nosso Governador Ronaldo Caiado (DEM) sobre pontos como a falta de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) estão variando de 95 a 97 % a taxa de ocupação, então nós precisamos também fazer nossa parte para ajudar, não vamos fazer aglomerações, evitar bares, festas e todos os locais que causam aglomerações e potencialização a proliferação do vírus. E, é nesse sentido que eu quero chamar a população de Cristalina, os jovens principalmente, para quê, a gente nesses próximos 14 dias, possamos unir em uma corrente de amor à vida e amor ao próximo".