Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Governo de Goiás e UFG fazem doação de EPIs à população indígena

Entregues pela SES-GO e universidade, equipamentos de proteção individual serão fundamentais para profissionais de saúde, lideranças e membros da comunidade

Por Redação em 29/05/2020 às 13:45:50
(Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial da SES-GO)

(Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial da SES-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), e Universidade Federal de Goiás (UFG) entregaram nesta quinta-feira, 28, equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão disponibilizados para profissionais de saúde, lideranças e membros das comunidades indígenas que trabalham nas barreiras sanitárias das entradas das aldeias nas ações de prevenção à doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19).

Pela UFG, foram entregues 5 mil máscaras; pela SES-GO, 60 frascos de álcool 70%, 2 mil luvas descartáveis, 120 máscaras N95, 40 protetores faciais de acrílico, 250 capotes descartáveis e 10 pacotes de toucas.

Na avaliação do coordenador de Equidade em Saúde da SES-GO, Wiley Pereira da Silva, essa ação contribuirá com a estrutura do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)-Araguaia no combate à Covid-19. "Por uma série de fatores, o desafio ao enfrentamento da Covid-19 entre as comunidades indígenas é ainda maior, pois, além de questões culturais, eles possuem maior vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas. Por isso, esses EPIs são de suma importância para a saúde indígena", avaliou.


Populações indígenas
O território goiano conta com populações indígenas aldeadas nos municípios de Aruanã, Rubiataba, Nova América e Minaçu, onde se encontram as populações Karajá, Ava Kanoeiro e Tapuia.

A gerência de Cuidado a Populações Específicas da SES-GO, por intermédio da coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, participa do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do DSEI-Araguaia, responsável pela organização da Atenção à Saúde dessas populações nessas localidades e ainda em parte dos Estados do Mato Grosso e Tocantins.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários