CMOC BRASIL
coronavirus Ouvidor NOVO SUPERBANNER

Emenda do senador Vanderlan amplia linha de crédito emergencial para profissionais liberais

Projeto foi aprovado no Senado e trar√° alivio a profissionais liberais durante a pandemia

Por Redação em 29/05/2020 às 14:12:15
Senador participa de sessão no plenário virtual do Senado. (Foto/Reprodução)

Senador participa de sessão no plenário virtual do Senado. (Foto/Reprodução)

O Plen√°rio do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (28), o PL 2.424/2020 que abre linha de crédito especial para profissionais liberais, que atuem como pessoa física, especialmente na √°rea de saúde, durante a pandemia de covid-19. A matéria segue para a C√Ęmara dos Deputados.

Por meio da Emenda número 9, do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), acatada pelo Colegiado, foi possível especificar que os profissionais liberais aptos a solicitarem o valor emergencial englobam tanto os de nível médio quanto os de nível superior.

"A emenda de minha autoria deixa aptos tanto os profissionais liberais de nível médio quanto os de nível superior a solicitarem o valor emergencial da linha de crédito para profissionais liberais. Inclusive os recém-formados. Assim estaremos beneficiando mais trabalhadores e suas famílias", disse o senador.

O texto do Projeto destina, a princípio, R$ 5 bilh√Ķes para serem disponibilizados em condi√ß√Ķes facilitadas para profissionais que trabalham como pessoa física. Cada benefici√°rio poder√° obter até R$ 50 mil, com juros de 2,5% ao ano e período de car√™ncia de 24 meses.

Universidades no combate à Covid-19 - O Plen√°rio do Senado aprovou o nesta quinta-feira (28), o Projeto de Lei 1.545/2020, que autoriza universidades públicas a produzir equipamentos e materiais de combate à covid-19, como respiradores, m√°scaras e √°lcool em gel. A inten√ß√£o é contribuir para o emprego mais eficiente dos recursos públicos no combate à pandemia. A matéria segue para a C√Ęmara dos Deputados.

Para Vanderlan, o projeto é muito importante porque permite a doa√ß√£o destes equipamentos produzidos pelas universidades federais do país inteiro. "As 46 universidades federais brasileiras est√£o produzindo muito e sendo parceiras no combate à pandemia. Em Goi√°s, por exemplo, com a consultoria da UFG o Grupo Cicopal fabricou 6 mil protetores faciais, que estamos distribuindo a profissionais de saúde nos hospitais que tratam da covid-19", lembrou o senador.

Salas de cinema - Ainda na quinta-feira o Senado aprovou, por unanimidade, a Medida Provisória 917/2019, que estende até 1¬ļ de janeiro de 2021 o prazo para que todas as salas de cinema brasileiras ofere√ßam recursos de acessibilidade para pessoas com defici√™ncia visual e auditiva. Como j√° foi aprovada pela C√Ęmara dos Deputados e n√£o recebeu altera√ß√Ķes dos senadores, a MP vai a promulga√ß√£o.

CMOC BRASIL
Mosaic

Coment√°rios

camara de ouvidor gif 3