Mosaic Emprega Mais 2

Goiânia: Saúde disponibiliza materiais gratuitos contra abuso sexual infantil

Livros, vídeos e textos podem ser acessados pelo site da campanha Faça Bonito

Por Redação, Luciana Gomides, editoria de Saúde em 18/05/2021 às 22:01:09
Rogério Cruz participa da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja na Região Noroeste de Goiânia - (Foto Jackson Rodrigues/Secom Goiânia)

Rogério Cruz participa da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja na Região Noroeste de Goiânia - (Foto Jackson Rodrigues/Secom Goiânia)

Para ampliar a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Saúde (NVVPS), contribui com a disponibilização de materiais gratuitos sobre o tema. Os artigos, em diferentes formatos, são depositados em link acessível pelo site da campanha Faça Bonito.


O acervo inclui cartilhas, livros, pesquisas acadêmicas, vídeos e campanhas publicitárias que trazem orientações sobre prevenção, identificação dos sinais, abordagem e denúncia em casos de violência. O material disponibilizado no site https://linktr.ee/18demaiogo inclui informações sobre a campanha, além de se aprofundar sobre a proteção à criança e adolescente.


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou na manhã desta terça-feira (18/5) da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja, ação nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso de trabalhar junto com os Conselhos Tutelares, Guarda Municipal e as forças de segurança para ajudar no combate a esse tipo de crime. A Prefeitura vem realizando uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes.


Cruz destacou, durante o discurso, que tem fortalecido o trabalho em conjunto com os Conselhos Tutelares que vêm atuando para garantir a implantação das sedes dos órgãos em cada região da capital. "Estamos avançando com o projeto das sedes próprias dos Conselhos Tutelares em cada região. É um compromisso da nossa gestão e temos ciência dessa importância", disse, fazendo questão de ressaltar o trabalho dos conselheiros em parceria com a Guarda Civil e as polícias Civil e Militar.


O prefeito afirmou ainda que a frase "Todos juntos contra a exploração e o abuso sexual infantil" precisa estar na mente de cada cidadão. "Para que todas as nossas crianças sejam bem tratadas, seja em casa, na escola, em todo lugar. Crianças precisam ser protegidas e respeitadas", disse.


A caminhada teve início na GO-070, na rotatória do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Foram soltos balões laranjas para marcar o início da campanha. Cruz estava acompanhado de secretários e vestia camiseta da campanha. Todos seguravam placas com frases contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


A Prefeitura vem realizando ações dentro da Campanha Maio Laranja ao longo do mês. O prefeito, a primeira-dama Thelma Cruz e o secretário de Educação, professor Wellington Bessa, participaram de um webinário com o tema "Ação 18 de maio: impactos da pandemia no contexto da violência sexual". Entre outros temas, foi discutida a importância de quem está na escola ter a sensibilidade e o conhecimento para identificar e conduzir casos de abuso e violência sexual contra os alunos.


18 de maio

O 18 de maio foi escolhido como dia de mobilização contra a violência sexual devido ao Caso Araceli, crime cometido em 1973, na cidade de Vitória (ES), contra uma criança de apenas oito anos de idade. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos e proteção de crianças e adolescentes.



Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Comentários