Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: SaĂșde disponibiliza materiais gratuitos contra abuso sexual infantil

Livros, vĂ­deos e textos podem ser acessados pelo site da campanha Faça Bonito

Por Redação, Luciana Gomides, editoria de Saúde em 18/05/2021 às 22:01:09
Rogério Cruz participa da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja na Região Noroeste de Goiânia - (Foto Jackson Rodrigues/Secom Goiânia)

Rogério Cruz participa da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja na Região Noroeste de Goiânia - (Foto Jackson Rodrigues/Secom Goiânia)

Para ampliar a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de SaĂșde, por meio do NĂșcleo de Prevenção a ViolĂȘncia e Promoção da SaĂșde (NVVPS), contribui com a disponibilização de materiais gratuitos sobre o tema. Os artigos, em diferentes formatos, são depositados em link acessĂ­vel pelo site da campanha Faça Bonito.


O acervo inclui cartilhas, livros, pesquisas acadĂȘmicas, vĂ­deos e campanhas publicitĂĄrias que trazem orientações sobre prevenção, identificação dos sinais, abordagem e denĂșncia em casos de violĂȘncia. O material disponibilizado no site https://linktr.ee/18demaiogo inclui informações sobre a campanha, além de se aprofundar sobre a proteção à criança e adolescente.


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou na manhã desta terça-feira (18/5) da caminhada de lançamento da campanha Maio Laranja, ação nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso de trabalhar junto com os Conselhos Tutelares, Guarda Municipal e as forças de segurança para ajudar no combate a esse tipo de crime. A Prefeitura vem realizando uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes.


Cruz destacou, durante o discurso, que tem fortalecido o trabalho em conjunto com os Conselhos Tutelares que vĂȘm atuando para garantir a implantação das sedes dos órgãos em cada região da capital. "Estamos avançando com o projeto das sedes próprias dos Conselhos Tutelares em cada região. É um compromisso da nossa gestão e temos ciĂȘncia dessa importância", disse, fazendo questão de ressaltar o trabalho dos conselheiros em parceria com a Guarda Civil e as polĂ­cias Civil e Militar.


O prefeito afirmou ainda que a frase "Todos juntos contra a exploração e o abuso sexual infantil" precisa estar na mente de cada cidadão. "Para que todas as nossas crianças sejam bem tratadas, seja em casa, na escola, em todo lugar. Crianças precisam ser protegidas e respeitadas", disse.


A caminhada teve inĂ­cio na GO-070, na rotatória do Hospital Estadual de UrgĂȘncias da Região Noroeste de Goiânia Governador OtĂĄvio Lage de Siqueira (Hugol). Foram soltos balões laranjas para marcar o inĂ­cio da campanha. Cruz estava acompanhado de secretĂĄrios e vestia camiseta da campanha. Todos seguravam placas com frases contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


A Prefeitura vem realizando ações dentro da Campanha Maio Laranja ao longo do mĂȘs. O prefeito, a primeira-dama Thelma Cruz e o secretĂĄrio de Educação, professor Wellington Bessa, participaram de um webinĂĄrio com o tema "Ação 18 de maio: impactos da pandemia no contexto da violĂȘncia sexual". Entre outros temas, foi discutida a importância de quem estĂĄ na escola ter a sensibilidade e o conhecimento para identificar e conduzir casos de abuso e violĂȘncia sexual contra os alunos.


18 de maio

O 18 de maio foi escolhido como dia de mobilização contra a violĂȘncia sexual devido ao Caso Araceli, crime cometido em 1973, na cidade de Vitória (ES), contra uma criança de apenas oito anos de idade. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos e proteção de crianças e adolescentes.



Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios